Kaikoura é o nome de uma península a cerca de 170 Km a norte de Christchurch. Aí se localiza uma pequena povoação com o mesmo nome, onde todos os habitantes, directa ou indirectamente, se dedicam a um turismo baseado na observação de cetáceos. A paisagem é soberba, o que também ajuda.
Uma população residente de jovens machos de cachalote, e muitos indivíduos de outras espécies de baleias e golfinhos, exploram um habitat marinho de elevada produtividade. O local é ainda escolhido por uma espécie de leões-marinhos, que aqui tem uma colónia. A explicação está na geomorfologia submarina: a um milha da costa, um canion dá inicio a uma fossa submarina profundíssima. Esta resulta da junção da placa australiana com a placa antárctica.
À superfície, os fenómenos tectónicos são também muito evidentes. Os terrenos de Kaikoura, enquadrados por montanhas cujos terrenos também já estiveram submersos, estão a levantar-se a uma taxa de 3 mm por ano!
Este sábado, estava o dia encoberto e o mar ligeiramente alterado, tivemos uma saída MUITO BEM SUCEDIDA para observar cachalotes. Aqui ficam algumas das imagens de Kaikoura e das nossas observações de fauna marinha.
domingo, 22 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mesmo bonitas essas fotos! =) uma luz e cores tão diferentes daqui. beijos
ResponderEliminara peninsula é mesmo bonita, parabens pela foto da mitica moby dick (neste caso cachalote XD ) e os leões mainhos a apanharem banhos de sol
ResponderEliminar