sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ainda antes

Agora sim, fazemos as despedidas de Lisboa.
Há uma mistura de expectativa e cansaço, fruto do desgaste das últimas horas muito preenchidas com remates, arrumações, e despedidas. Um mês e meio não é muito tempo. O que aflige é a longa viagem. Nunca fomos tão longe. Chegaremos a Camberra no domingo, logo pela manhã. Em Lisboa, menos 10 horas, será sábado à noite.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Emigrantes Portugueses

As malas saíram do sotão, e já começam a encher-se.
Fazê-las com antecedência gera alguma tranquilidade: é mais um caso arrumado!

Com este material de viagem, comprado sem qualquer coordenação, parece que não conseguimos disfarçar a nossa origem. E como vamos em trabalho, não somos turistas. Lá seguem mais dois emigrantes portugueses.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Tão longe, tão longa a viagem

FRI 16Oct Tap Air Portugal Flight/Voo: TP 356 Baggage/Bagagem: 20K Cl: E
Departure/Partida: 14:35 Lisboa (LIS)
Arrival/Chegada: 17:25 LONDON/HEATHR (LHR)

FRI 16Oct Air China Ltd Flight/Voo: QF 320 Baggage/Bagagem: 23K Cl: K
Departure/Partida: 21:35 LONDON/HEATHR (LHR)
Arrival/Chegada: 06:15 SYDNEY (SYD)

SUN 18Oct Air China Ltd Flight/Voo: QF 787 Baggage/Bagagem: 23K Cl: L
Departure/Partida: 08:15 SYDNEY (SYD)
Arrival/Chegada: 09:10 CANBERRA (CBR)

Porque vamos e onde vamos


Através de um projecto de partilha de conhecimentos e experiências sobre florestas e alterações climáticas entre investigadores europeus e australianos e neo-zelandeses, o Xico foi indicado para passar um mês em Camberra (Austrália) e duas semanas em Christchurch (Nova Zelândia). Ele trabalhará junto de centros de investigação, recebendo e devolvendo saberes sobre recuperação de áreas ardidas. Eu, nesta minha nova vida de investigadora, transportarei comigo tudo o que preciso para continuar os projectos entre mãos. E por esse lado nada será prejudicado, até pelo contrário, pois o ambiente pacato destes lugares a sul só poderá trazer-me mais disponibilidade.
Estamos entusiasmados? Claro que sim! Mas não temos tido tempo para pensar em detalhes. Só a logística do trabalho do Xico e do alojamento foram plenamente garantidas.
Faltam-nos apenas 3 dias e ainda não começámos a arranjar nada do que vamos levar, confiantes nalguma experiência de viagens e nos lugares civilizados onde iremos assentar.Ao contrário, o nervosismo já atrapalha um pouco a realização daquilo que temos que deixar despachado. São tarefas profissionais – o Xico dá aulas em regime intensivo para compensar as semanas que estará ausente; eu divido-me entre uma apresentação, uma revisão de provas, pesquisas e contactos – e tarefas da logística familiar.