Este território inclui-se nos designados Alpes Australianos, uma cordilheira que se estende desde a proximidade de Canberra até umas centenas de quilómetors para Sul. A sua cobertura natural é constituida sobretudo por florestas de eucaliptos, conjuntos de muitas espécies em associação. Também se observam acácias, no sub-bosque, e fetos arbóreos nas zonas mais húmidas. A Reserva conta ainda com matas de árvores-erva e largas pastagens, onde habitam os Eastern Grey Kangoroos . Num dos pequenos rios foram construidos pequenos açudes, formando lagos, e aí se encontram muitas aves aquáticas (incluindo pelicanos) e uma das maiores concentrações de ornitorrincos de toda a Austrália.
A gestão é muito relevante. Áreas vedadas para impedir o incremento de certas espécies mais vulneráveis a predadores (a raposa, uma espécie trazida pelos ingleses), plantações de algumas espécies florestais nativas mesmo no meio da floresta que parece estar a recuperar sózinha, fornecimento de alimento para certas espécies de marsupiais mais selectivos, a criação de pontos de água, tudo isso é bem visivel. E uma fantástica rede de caminhos, todos reabertos depois do fogo, e um centro de interpretação com excelentes condições para descansar e aprender.
Apesar de a manhã ter estado cinzenta e ter chovido, foi um dia em cheio em termos de habitats e espécies selvagens. Falhámos o ornitorrinco (http://epedia.pbworks.com/f/Platypus%203.jpg) e a ave lira (http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/gif_animal/ave_lira.jpg), mas ficámos muito acima das nossas expectativas.
Quando, no meio da floresta, se vêem quatro espécies de marsupiais, incluindo um koala e um casal de Long-nose Potoroos (que não conseguimos fotografar, vejam como são em http://www.peacockshock.com/archives/potoroos-thumb.jpg), o que mais se pode pedir?
Ainda sem saber o que seria, ouvimos duas vezes um som forte e muito expressivo, que agora confirmamos ser o dos machos de koala, na época do acasalamento (https://www.savethekoala.com/sounds/koalagrunt.wav). Que dia!
Sem comentários:
Enviar um comentário